CÉREBRO

Lobo Occipital

Rectângulo arredondado: Lobo Temporal

Os lobos occipitais estão localizados na parte inferior do cérebro (3). Esta parte do cérebro define uma das funções essenciais para uma vida autónoma de um ser Humano, a visão (a capacidade de entender o que se vê). Por ter esta função também é designada por córtex visual.

Este lobo é subdividido em muitas pequenas áreas especializadas nas suas funções, por exemplo, há zonas especializadas em processar a visão da cor, do movimento, de profundidade, da distancia, etc.

Como todas as outras áreas do cérebro, esta área também se divide em área visual primaria e secundaria. A área visual primaria funciona como um receptor de imagens que depois passam para a área visual secundaria onde os objectos são “compreendidos”. A área secundaria simplesmente compara a imagem recebida com as outras que já tem na sua memoria, por exemplo, uma bola, uma chávena, um lápis, etc.

Agora falaremos um bocado sobre a capacidade de visualizar os diferentes objectos ou pessoas pelos bebés.

A visão é um dos sentidos menos desenvolvidos no momento do nascimento. Os recém-nascidos têm a visão muito limitada e apenas vêm bem somente a uma distância de entre 20 a 37,5 centímetros. Eles são capazes de perceber luz, sombras e movimento, mas tudo o resto é lhes bastante desconhecido. As vias neurais que retransmitem a informação visual para o cérebro ainda não estão maduras, portanto é difícil para um recém-nascido entender o que vê.

A fim de desenvolver essas vias e os controles da visão localizados no lobo occipital, o bebé precisa ver uma série de objectos. Nas primeiras semanas, o rosto de uma pessoa (quando você o segura no colo) basta. Pesquisas mostram que bebés recém-nascidos preferem olhar para rostos humanos. Quando ele estiver com um mês, qualquer objecto que você coloque diante dos olhos dele, em especial com cores fortes contrastantes, irá chamar sua atenção. Com estimulação contínua, a visão do seu bebé vai se aperfeiçoando, e finalmente aos oito meses ele verá tão bem quanto um adulto.